rss

Royce Gracie - Entrevista Sensei SporTV 1_4

Depoimentos


Eu acredito que esta modalidade melhorou meu condicionamento físico, aumento a disposição no dia-a-dia e me trouxe um senso maior de disciplina e respeito pelas pessoas.
Alex Cordeiro
20 anos, casado, empresário no ramo químico, praticante de Jiu-Jitsu desde fevereiro de 2006.
Estou praticando Jiu-Jitsu à um mês. Eu tinha uma impressão errada desta modalidade, achava violenta, mas neste curto espaço de tempo, descobri que sendo praticado como espote, pode trazer benefícios para a saúde.
No início tinha uma visão preconceituosa sobre o Jiu-Jitsu. Visão esta que se alterou após o meu ingresso na academia sob supervisão do prof. Paulo Garcia que mostrou-me a essência do Jiu-Jitsu que prega a disciplina, respeito além de inúmeras beneces fisicas
Luciano Laércio Leite
31 anos, casado, empresário.
José Hugo Cândido
Analista de sistemas e coordenador de informática do colégio Progresso Centro.
O Jiu-Jitsu serviu para mim como uma fonte de alívio de stress do dia intenso de atividades e preocupações. Agora com o Jiu-Jitsu meu treinamento ficou mais completo, pois só tenho tempo de treinar com pesos conseguindo portanto executar um trabalho aeróbico.
Cleber Renato Rata
Professor, coordenador e Sócio-Proprietário de academia. Pós- Graduado em Musculação e Cond. Físico.
O Jiu-Jitsu veio em minha vida com uma marca de tranquilidade, paciência e perseverança, pois aprendi que por mais diíicil que a situação esteja eu sei que tudo tem uma saída é só esperar o momento certo. Sem contar a parte física que a cada dia fica melhor.
João Carlos
Empresário, Modelo e Vice-Campeão Mundial de Jiu-Jitsu em 2005.
Alexandre de Medeiro Lemos
Engenheiro Eletricista CREA-5060709814
O Jiu-Jitsu me proporcionu melhor saúde em primeiro lugar, depois todo oresto foi consequencia como a beleza da arte técnica, a união entre os companheiros de treino.
Jorge Abrahão
Gerente Comercial Willians Medal - Formado em Comércio Exterior
Já consigo enchergar os reais benefícios que ele pode me proporcionar no meu cotidiano aliviando o meu stress, trabalhando o meu físico e o meu estado mental sendo também observado que a arte marcial é uma arte que emprega muita estratégia que pode ser adaptada ao dia-a-dia.
Sandro Lin
Advogado
O Jiu-Jitsu além de aliviar o stress do dia-a-dia ajuda a manter o condicionamento físico, dando maior disposição para realizar atividades físicas e mentais decorrentes do trabalho.
O boxe pra mim melhorou meu stress, o meu cardiovascular normalizando minha pressão arterial. O boxe pra mim foi mágico melhorando corpo e mente
Marisa Guedes
Administração em Recursos Humanos
Adelina Fernandes Rocha
Advogada (OAB 133910)
Quando conheci o boxe social foi amor a primeira vista. Toda tensão do dia-a-dia eu descarrego na aula e ao término me sinto super leve, com a auto-estima elevada e bom humor. O boxe também melhorou minha saúde corporal, deixando-me mais resistente.
É um esporte de fundamental importância em minha vida, pois além do trabalho físico é também um trabalho mental. o Jiu-Jitsu auxilia como alívio de tensão e companherismo com os outros alunos.
Considero como um jogo de xadrez, sendo usado mais a mente que a força física.
César Augusto Zappa
Advogado
Antes de iniciar a prática do Jiu-Jitsu entendia como algo violento e reservado a pessoas brutas e a imagem estereotipada do "pitboy". Após algumas aulas percebi seu carater estratégico e intelectual. Aliado a isso proporciona um ótimo condicionamento físico.
Anderson Guedes
Professor de História
Especialista em Historia Sociedade e Cultura PUC SP







O SIGNIFICADO DAS CORES DAS FAIXAS


Apesar do significado das cores serem diferentes em culturas diferentes, independente ou não de terem sido conscientemente escolhidas, elas podem analogicamente ser usadas para transmitir uma determinada mensagem.
A FAIXA BRANCA (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu):
Essa é a cor do desprendimento.
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, faze-lo brotar através da fricção do treino árduo.
A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si.Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.
Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.
A FAIXA ROXA OU VIOLETA(Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu):
O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho.Essa é a cor usada pelos sacerdotes para refletir santidade e humildade.
Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.
Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.
A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.
Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando em mau aspecto determina manias e fanatismo.
Representa o mistério, expressa sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.
Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e a elevar nossa intuição espiritual.
A FAIXA MARROM (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu):
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui.Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.
Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a autocrítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental.
Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço denso, compacto.
Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.
Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos.
A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. São pessoas "sensatas".
A FAIXA PRETA (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan):
É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada.A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.
Observe-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim, o estado mental, para o mundo, de quem atingiu essa graduação.
Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem ao Budô.
Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade.É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.
Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas.
A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.
Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento água que adapta-se a todas as formas e contorna todos obstáculos é o símbolo do máximo Yin.